A Assembleia Legislativa do Paraná criou recentemente a sua primeira Comissão de Igualdade Racial, e dentre os três deputados negros da casa, dois foram eleitos como presidente e vice-presidente. Renato Freitas (PT) assumiu a presidência da comissão, enquanto o deputado Do Carmo (União) foi eleito como vice-presidente.
Do Carmo é um defensor dos direitos da população negra no estado do Paraná. O deputado tem se destacado pela sua atuação na defesa da inclusão e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente da sua cor ou origem.
Dos 54 deputados que formam a Assembleia Legislativa do Paraná, apenas três se autodeclaram negros. Todos integram a Comissão de Igualdade Racial, que tem como objetivo discutir e propor políticas públicas que visem combater o racismo e a discriminação racial em todas as suas formas.
Além do presidente Renato Freitas (PT), do vice-presidente Do Carmo (União) e Soldado Adriano José (PP) que integram a comissão, fazem parte do colegiado os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Delegado Jacovós (PL) e Samuel Dantas (Pros).
A criação da Comissão de Igualdade Racial na Assembleia Legislativa do Paraná representa um importante avanço na luta contra o racismo e a discriminação racial em todo o estado, e o deputado Do Carmo (União) tem se mostrado como um importante líder nessa luta.
